CARNAVAL E QUARESMA

Terminou o Carnaval. A Quaresma de 2020 vai de 26 de fevereiro a 9 de abril.  É o  tempo para a galera do mar vestir a fantasia de vender seu peixe.

A sereia campeã da Viradouro / Imagem: Vix.com
Na comissão de frente da Viradouro, a atleta da seleção brasileira de nado sincronizado Anna Giulia, vestida de sereia, dava mergulhos de até um minuto em um aquário com 7 mil litros de água mineral, representando a Lagoa do Abaeté / Imagem: TV Globo
O enredo “Viradouro de alma lavada” falou sobre o grupo das Ganhadeiras de Itapuã, a quinta geração de mulheres que lavavam roupa na Lagoa do Abaeté e faziam outros serviços em Salvador em busca da compra de sua alforria / Imagem: TV Globo
Detalhe da obra “A luta entre o Carnaval e a Quaresma”, de Pieter Bruegel, o Velho. Uma ilustração do conflito dualista humano, a tensão entre a abstinência e o desejo, a carne e o espírito, o céu e a terra, o sim e o não / Crédito: Tendimag

A Unidos do Viradouro, escola de samba de Niterói, é a campeã do carnaval do Rio de Janeiro 2020. A disputa foi acirrada e com reviravoltas.

A escola foi premiada por seu enredo que trouxe a história de lavadeiras escravizadas no século 19 – e levou o título por ter melhor pontuação no quesito evolução, o segundo no critério de desempate, já que no primeiro, harmonia, também houve igualdade nas notas válidas.  As Ganhadeiras foram representadas na avenida como as “primeiras feministas do Brasil”, por terem lutado por sua liberdade e pela sua importância para a história e cultura da Bahia.

Um dos grandes destaques da Viradouro foi a comissão de frente. Anna Giulia, atleta da seleção brasileira de nado sincronizado, chegou a fazer mergulhos de um minuto, vestida de sereia, em um tanque de 7000 litros d’água. O tanque fazia alusão à Lagoa do Abaeté.

Outra ala que chamou atenção foram as baianas, que tinham as saias bordadas com figuras de abará, tapioca e acarajé. Além disso, distribuíram cocada para o público.

‘A Viradouro, diferente das demais escolas, recebeu um apoio de 2,5 milhões de reais da Prefeitura de Niterói. O prefeito Rodrigo Neves falou em entrevista à “FM O Dia” sobre a importância da escola para a geração de empregos para o município:

“Niterói tem o melhor carnaval do Rio de Janeiro, depois da Sapucaí, e precisa ser apoiado pela prefeitura porque promove o desenvolvimento, gera emprego, renda, atrai turistas e mexe com a economia local. Não só a Viradouro, mas também todas as 31 escolas de samba locais e as representantes de Niterói no grupo de acesso. Além da parte econômica, é uma festa que desperta e fortalece a identidade do nosso povo pela sua característica da cultura popular”.”

Quaresma – A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender dos nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.

A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzase termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.

A  tradição de não comer carne vermelha na  Quaresma seria uma  forma de, digamos, honrar o sacrifício que Jesus Cristo fez ao passar 40 dias em jejum no deserto antes de se apresentar como profeta.

Mas rolam outras explicações. Na Antiguidade, a carne vermelha sempre foi vista como símbolo de luxo e festança, coisas desaconselháveis na Quaresma. .

Sejamos simples. Começou a Quaresma e é a hora de botar para desfilar, em todo o Brasil, a Escola Unidos do Peixe É Saúde.

VIRADOURO 2020: Veja os MELHORES MOMENTOS do desfile | Band Folia 2020

O que é a Quaresma?

Bruegel – VHS 2 – COLEÇÃO HISTÓRIA GERAL DA ARTE – DUBLADO

 

Por que os cristãos evitam carnes, mas comem peixe na quaresma

https://acrediteounao.com/por-que-os-cristaos-evitam-carnes-mas-comem-peixe-na-quaresma/

Veja também

EMBARCANDO NA REAL

Precisamos decidir, para o bem de todos, que a pesca não tem nada a ver ...

UMA PRAIA, UMA GAROTA, UM TUBARÃO

A praia é deslumbrante: uma baía pequena e isolada, com ondas de um azul-turquesa cristalino ...

PESCADORES E MARINHEIROS

Pescadores portugueses estão à beira de um ataque de nervos. Comandante do porta-aviões USS Theodore ...

A PESTE E AS RUÍNAS

A peste é o nosso calcanhar de Aquiles. A tragédia está batendo em nossa porta ...